Ir para o Portal Sebrae
ATUAÇÃO DOPROGRAMA
____


ATUAÇÃO DO
PROGRAMA

 
APLICAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO
____


APLICAÇÃO NO 
ESPÍRITO SANTO
 

____

DADOS
SOCIOECONÔMICOS
DOS MUNICÍPIOS

 

____

REGULAMENTO DA
PREMIAÇÃO 
CICLO 2023
 

____

REVISTA
DIGITAL
 
O QUE É O PROJETO
Despertando o espírito empreendedor nos municípios.
Através do Programa Cidade Empreendedora +, o Sebrae apoia e promove o desenvolvimento econômico dos municípios capixabas. Junto ao poder público de cada território, realiza ações que buscam impulsionar o empreendedorismo e melhorar o ambiente de negócios local.

VÍDEO

 Sebrae/ES, foi o PRIMEIRO
do país a levar o programa
 Cidade Empreendedora 
a todas as cidades de um Estado.
Assista o video

VÍDEO
Confira como o
Cidade Empreendedora
transforma a economia dos
municípios capixabas.

 
Assista o video
#Atua%C3%A7%C3%A3o%20do%20Programa
ATUAÇÃO DO PROGRAMA
Confira a forma de atuação do programa, que busca a melhoria do ambiente de negócios dos municípios capixabas
 
O programa Cidade Empreendedora + é uma iniciativa que busca transformar cidades em ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo com foco no aprimoramento da gestão pública para criar condições que incentivem o desenvolvimento empresarial, fortalecimento da economia local e apoio aos pequenos negócios. Neste novo ciclo, nossa proposta é aprofundar e expandir as políticas de apoio ao empreendedor já implementadas, tornando as cidades ainda mais dinâmicas e preparadas para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor robusto e inovador.
 
+ Empreendedora
 
Diretrizes conceituais:
- Adota políticas públicas inovadoras e eficazes para promover ativamente o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico.
- Cria um ambiente de negócios ágil e arrojado.
- Facilita a abertura e o crescimento de micro e pequenas empresas.
- Promove a inovação e a modernização do setor produtivo.
- Atrai investimentos e fortalece a economia local.
 
Temas centrais: Gestão e Políticas Públicas; Simplificação; Compras Públicas; Educação Empreendedora; e Sala do Empreendedor

 
+ Inovadora e Criativa
 
Diretrizes conceituais:
- Promove o desenvolvimento econômico sustentável investindo em inovação, cultura empreendedora e economia criativa como pilares de crescimento.
- Identifica e conecta os diversos atores que compõem seus ecossistemas de inovação e criatividade, criando redes de colaboração que fortalecem as cadeias de valor locais.
- Fomenta a sinergia entre empresas, instituições de ensino, governo e comunidades.
- Cria um ecossistema forte que impulsiona o desenvolvimento econômico e social com o surgimento de novas oportunidades e soluções criativas e sustentáveis.
+ Turística
 
Diretrizes conceituais:
- Ativa o turismo como impulsionador do desenvolvimento sustentável e da transformação territorial.
- Estimula segmentos econômicos e toda a cadeia produtiva local para contribuir com a geração de empregos e renda, inclusão social, além de estímulo ao ambiente de negócios.
- Valoriza a preservação e conservação dos recursos naturais e exalta a cultura local.
+ Sustentável e Inclusiva
Diretrizes conceituais:
- Incentiva as iniciativas vinculadas aos grandes desafios globais e às mudanças climáticas.
- Fomenta a sustentabilidade socioambiental adotando políticas voltadas à redução das desigualdades, valorização da pluralidade e o aumento da participação econômica de populações vulneráveis e grupos subrepresentados.
- Oportuniza cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente os atendidos por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), acesso ao mercado, através do empreendedorismo.
+ Eficiente
 
- Uso de tecnologias para solucionar problemas concretos, criando oportunidades, oferecendo serviços com eficiência, reduzindo desigualdades, aumentando a resiliência e melhorando a qualidade de vida de todas as pessoas.
- Comprometido com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural, promovendo integração da economia local com os pequenos negócios.
Espírito Santo foi o primeiro estado com adesão de 100% dos municípios ao Programa Cidade Empreendedora e para esse novo ciclo, continuamos com a parceria em todos os municípios.
 
O Programa Cidade Empreendedora + está presente em todos os municípios capixabas e o Espírito Santo é o primeiro estado brasileiro a conseguir este feito. Graças a uma parceria sólida entre o Sebrae e o Governo do Estado e Municípios, que fizeram do estado uma referência nacional, no aperfeiçoamento da Gestão Municipal.

O Cidade Empreendedora + vem para proporcionar aos gestores municipais a condição de criar políticas públicas que estimule o empreendedorismo na cidade, com a melhora do ambiente de negócios e mais oportunidades para todos. Vamos trabalhar para ter um Espírito Santo Mais Empreendedor.
 

APLICAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO
Veja o caminho a ser percorrido para transformar as cidades em territórios mais sustentáveis, inovadores e criativos para empreender.

1
Assinatura do termo de adesão

 
Para o município participar do programa, o(a) prefeito(a) precisa autorizar a equipe do Sebrae a iniciar um trabalho com a equipe municipal. Para tanto, o termo de adesão é muito importante, pois viabiliza a realização do diagnóstico e a qualificação da Equipe Interna. A partir do termo de adesão é acordado um cronograma de trabalho que precisa ser cumprido pelo município.

2
Criação do Comitê Gestor do Programa
O Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora + desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na implementação das políticas de apoio ao empreendedorismo nos municípios capixabas. Esse comitê é uma instância de governança municipal composta por servidores públicos que atuam no fortalecimento da economia local, com o objetivo de fomentar um ambiente propício ao crescimento dos pequenos negócios e à inovação.
 

3
Indicador (autoavaliação assistida)

De forma pioneira, o estado criou o Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE+). O ICEE + têm um papel central como norteador de ações que promovem o desenvolvimento econômico local, por meio do empreendedorismo. Nesta etapa, o município recebe o consultor cidade para aplicação diagnóstico e se posiciona diante dos desafios e das necessidades que precisam ser melhoradas em cada uma das dimensões da metodologia. Sendo assim, o ICEE funciona como uma bússola que vai apoiar o município a construir caminhos mais sustentáveis.

4
Jornada de aceleração da agenda municipal

Nesta etapa, o município define o pilar prioritário e com o apoio técnico do Sebrae, é elaborada uma agenda municipal com soluções que podem contribuir para o desenvolvimento do município em superar seus desafios apontado no ICEE+.  Além das soluções da agenda, os servidores são capacitados e acompanhados para irem muito mais longe, firmando parcerias com outros parceiros estratégicos.

 

5
Verificação dos resultados

 
É preciso garantir que todo esforço valeu a pena, por isso, o programa possui uma verificação de resultados a cada ciclo de trabalho e retorna para o município uma devolutiva da evolução realizada. Além disso, a cada ciclo do programa o ICEE+ é atualizado e o município pode melhorar atuação no programa.
ÍNDICE DE CAPACIDADE DE ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO – ICEE
ICEE+ - Bússola para construção de Cidades Empreendedoras
 
O ICEE é um importante instrumento de acompanhamento das prefeituras, que sinaliza os melhores caminhos rumo à construção de cidades verdadeiramente empreendedoras.

O ranking gerado permite verificar o posicionamento e a evolução de todos os municípios, subsidiando o Sebrae e a Gestão Municipal na avaliação do desempenho do Programa e na adoção de medidas para melhorar a performance empreendedora do município.

Confira a seguir os resultados obtidos no primeiro e segundo ciclos de avaliação do programa.


Desempenho no primeiro ciclo - T0

Após a medição do T0 do novo ciclo de 2025, temos a média estadual de 5,2, superior ao T0 do primeiro ciclo, que foi 4,0. Essa informação nos mostra que, mesmo com a mudança de gestores municipais, conseguimos mantes políticas públicas de apoio ao empreendedor nos municípios do estado e isso é um grande ganho para o ambiente de negócio, nos dando mais agilidade para continuar ações nos municípios com mais eficiência.
 


Média do ICEE nos ciclos de avaliação

O diagnóstico aplicado no Espírito Santo demonstrou que a média estadual do ICEE elevou de 4,0 pontos no primeiro ciclo para 5,4 pontos no segundo ciclo, o que representa uma evolução percentual de 35% de um ano para o outro, na média estadual.

Acesse os Dados Socioeconômicos do seu Município
Acessar

Confira o Resultado Final do primeiro Ciclo do
Programa Cidade Empreendedora
Acessar
Acessar

 
Acessar
Revista Digital Programa Cidade Empreededora - Edição 01
Baixar a Revista

Saiba como inserir pequenos negócios nas compras
governamentais e impulsionar o desenvolvimento local

Você pode baixar os materiais e divulgar a participação do seu município no Programa Cidade Empreendedora.


Precificação:
A chave para o sucesso nas vendas com o Contrata+Brasil
Baixe o conteúdo

Contrata + Brasil:
Guia do Empreendedor
Acesse o Guia

Cartilha de Precificação
Contrata + Brasil
Acesse a Cartilha
REALIZAÇÃO:

    0800 570 0800 24h
   Atendimento em libras


 
Siga nossas redes sociais 

        


2025 © SEBRAE/ES. Todos os direitos reservados.